JavaScript no HTML


    Se você quer exibir no seu site um conteúdo estático como, por exemplo, um conjunto de imagens, então o HTML pode servir muito bem para você. Entretanto, páginas estáticas estão cada vez mais se tornando coisa do passado .


    A maior parte dos conteúdos de hoje é interativo e possui slideshows chamativos, formulários e menus. Eles melhoram a experiência do usuário e adicionam dinamicidade para um site. E isso tudo é conseguido através do uso de linguagens de programação, sendo a JavaScript uma das mais famosas nesse sentido. Ela permite que os desenvolvedores criem sites que interajam com os usuários e vice-versa.


    Embora existam muitas outras linguagens disponíveis, nenhuma delas é tão popular quanto a JavaScript. E para tirar o seu máximo de proveito, ela é geralmente usada em conjunto com o HTML.


Vantagens da linguagem JavaScript


            •  Interação mínima com o servidor


    É um fato que se você quer otimizar o desempenho de um site, a melhor maneira de fazer isso é reduzindo a comunicação com o servidor. A JavaScript ajuda nesse sentido validando os comandos do usuário pelo cliente. Ele apenas envia pedidos para o servidor depois de rodar as verificações iniciais de validação.


            •  Interface rica e amigável


    Usando a linguagem JavaScrpit, você pode criar interfaces interativas pela perspectiva do cliente.


            •  Resposta imediata ao usuário


    Usando a linguagem JavaScript, você assegura respostas imediatas para os usuários. Por exemplo, vamos imaginar uma situação em que um usuário preencheu um formulário e deixou um campo vazio. Sem a validação JavaScript, ele precisa esperar até que a página seja recarregada para só então perceber que deixaram um campo vazio. Entretanto, com a JavaScript, ele é alertado sobre isso instantaneamente.


            •  Fácil depuração


    A JavaScript é uma linguagem de interpretação, o que significa que os códigos escritos são decifrados linha a linha. Em caso de surgimento de possíveis erros, você verá o número exato da linha em que o problema se encontra.


Como adicionar JavaScript no HTML


    Existem duas maneiras de adicionar JavaScript no HTML e fazê-las trabalhar juntas. Agora que já falamos sobre a linguagem JavaScript e vimos algumas das vantagens que ela oferece, vamos dar uma olhada em algumas das maneiras que podemos inserir JavaScript no HTML.


O primeiro jeito de adicionar JavaScript no HTML é mais direto. Você pode fazer isso usando a tag <script></script>, que deve abranger todo código JS que você escrever. O código JS pode ser adicionado:


            •  Entre as tags <head>


            •  Entre as tags <body>


Dependendo de onde você adicionar o código JavaScript no arquivo HTML, o carregamento é diferente. A prática recomendada é inseri-lo na seção <head>, pois ele ficará separado do conteúdo real do arquivo HTML. Mas saiba que, colocá-lo na seção<body> poderá melhorar a velocidade de carregamento, já que o conteúdo do site atual será carregado mais rapidamente, e somente então o JavaScript será analisado.


             Exemplo :


    <!DOCTYPE html>
    <html lang="en-US">
            <head>
                    <meta charset="UTF-8">
                    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">
                    <title>Time right now is: </title>
                    <script>
                            var time = new Date();
                            console.log(time.getHours() + ":" + time.getMinutes() + ":" + time.getSeconds());
                    </script>
            </head>
            <body>
            </body>
    </html>


    Às vezes, inserir JavaScript no HTML de forma direta pode não parecer o melhor jeito de ligar uma linguagem à outra. Isso porque porque alguns scripts JS precisam ser usados em múltiplas páginas e, por isso, é melhor manter o código JavaScript em arquivos separados. Por isso que um jeito mais aceitável de inserir JavaScript no HTML é pela importação externa de um arquivo. Esses arquivos podem ser referenciados de dentro de documentos HTML, assim como referenciamos documentos CSS.


    Alguns dos benefícios de adicionar um código JS em arquivos separados são:


            •  Quando o código HTML e o código JavaScript são separados, o princípio de design da separação de interesses é cumprido e torna tudo muito mais sustentável e reutilizável.


            •  A leitura e a manutenção do código ficam muito mais fáceis de se fazer.


            •  Arquivos JavaScript em cache melhoram o desempenho geral de um site ao diminuir o tempo que as páginas carregam.